quarta-feira, 30 de maio de 2012

Equilíbrio


"Equilíbrio é a habilidade de olhar para a vida a partir de uma perspectiva clara - fazer a coisa certa no momento certo."

"Uma pessoa equilibrada será capaz de apreciar a beleza e o significado de cada situação seja ela adversa ou favorável."

"Equilíbrio é a habilidade de aprender com a situação e de prosseguir com sentimentos positivos. É estar sempre alerta, ser totalmente focado, e ter uma visão ampla."

"Equilíbrio vem do entendimento, humildade e tolerância. O mais elevado estado de equilíbrio é voar livre de tudo e, ainda assim, manter-se firmemente enraizado na realidade do mundo."

(Brahma Kumaris)

Achei um primor estas considerações sobre equilíbrio da Brahma Kumaris. Ah, como o equilíbrio nos parece, às vezes, uma utopia, tão difícil que é chegar a ele! 
Quantas pessoas realmente equilibradas conhecemos? Acredito que bem poucas...
A busca do equilíbrio, a busca do estado equânime da mente (que independe das situações externas) é a mesma busca do autoconhecimento. É a busca por si mesmo. Por que? Porque encontrar a si mesmo é integrar-se, é recuperar seus aspectos dispersos, é contemplar a própria essência e descobrir-se imortal, uno, universal, indestrutível, atemporal. 
Sofremos e nos desequilibramos porque tiramos o foco da nossa alma, da nossa raiz, da nossa profundeza. Os mestres fazem uma comparação muito oportuna da nossa vida com as ondas do lago: quanto mais estamos na superfície, mais ondas podemos ver; ao contrário, se adentramos a profundeza do lago, tudo é tranquilo.
"Equilíbrio é a habilidade de aprender com a situação e de prosseguir com sentimentos positivos". Aprender com a situação. Esta é uma chave poderosa. Para aprendermos com as situações, é necessário que desenvolvamos, em primeiríssimo lugar, uma fé, uma certeza absoluta de que tudo aquilo que nos chega é aquilo que é o melhor para nós naquele momento. É acreditar que o universo nunca erra, nunca é injusto. É parar com infantilidades do tipo: "Ah, Fulano é uma pessoa tão boa, não merecia isto!"... Ninguém está passando por nada de graça, ou por engano! Ainda que na vida presente tenhamos um comportamento bom e justo, o que sabemos das vidas passadas?
Uma vez conheci uma mulher muito positiva. Ela havia tido um casamento estável, uma união harmoniosa, feliz e longa, até que o marido adoeceu e morreu, deixando-a viúva. Ela disse que perder o marido foi o acontecimento pior que teve de enfrentar em toda a sua vida; e, paradoxalmente, foi uma tragédia que se tornou positiva, pelo muito de autossuperação que trouxe para a sua existência. Isto eu considero uma pessoa iluminada. Ela sofreu o abalo e perguntou a si mesma o que teria de mudar para superar a perda. E partiu para a luta. Em vez de ficar se debatendo num mar de autopiedade e martírio, usou o sofrimento como mola para tranformar aspectos dentro de si. Transmutou a dependência em autoconfiança. E venceu. 
Lamentações e queixas não levam ao equilíbrio; puxam-nos para trás. Todos os acontecimentos - bons ou maus - são alavancas. Alavancas que nos lançam para que busquemos o estado equânime (ou zen, na linguagem budista), quando compreendemos que todo o nosso desequilíbrio estava apenas na superfície. Somos um lago sereno em nosso interior, e nunca deixaremos de ser.

Nenhum comentário: